Reforma Política e Financiamento – Comparativo Internacional

0 Criado por admin  |   Dicas,Geografia  |   12 de August de 2015  |     421

Meus caros, no final do último post comparamos uma de nossas propostas de financiamento ao modelo eleitoral do Butão. Claro que cada país guarda seus próprios jogos de interesse, mas comparar as muitas regras que existem é um exercício de imaginar quais delas poderiam ser aplicadas no contexto político brasileiro. Aqui eu te apresento como alguns dos pontos levantados no último post se situam internacionalmente, com base em um estudo do Institute for Democracy and Electoral Assistance, cujo link vai abaixo da tabela!

tabela

Notem como países da Ásia, América e Europa possuem maiores restrições ao dinheiro privado, estrangeiro e anônimo. Isso se deve ao maior número de democracias consolidadas e populosas nesses continentes. O financiamento público exclusivo é uma prática quase inexistente, sendo que cerca de 20% dos países proíbe doações de empresas. Quanto à participação de fundos públicos regulares, isso é comum em quase todos os sistemas eleitorais. Podemos perceber, também, que a ideia de limitação dos fundos privados, em volume total e em quantidade de beneficiários, é uma tendência recente em grande parte do mundo.

 

Fonte: OHMAN, M. Political Finance Regulations Around the World. IDEA, 2012. Disponível em http://www.idea.int/publications/political-finance-regulations/upload/Political-Finance-Regulations-Overview-of-IDEA-database.pdf

Comentários

Deixe um Comentário