Redação ENEM – Competências

1 Criado por admin  |   Dicas,Português  |   20 de maio de 2015  |     660

Muitos alunos não sabem quais são os critérios de correção da redação ENEM. Isso é um problema grave, pois é claro que é mais fácil atender ao modelo exigido pelos examinadores quando se sabe em que consiste exatamente esse mesmo modelo!

 

Os corretores avaliam basicamente cinco aspectos da redação, cada um valendo 200 pontos. A esses critérios dá-se o nome de competências.

 

Competência 1 (Domínio da norma culta): esse critério avalia a capacidade do aluno de produzir um texto em linguagem formal e de acordo com as regras da norma culta, ou seja, da gramática oficial do idioma.

 

Competência 2 (Domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo e compreensão da proposta): esse critério avalia se o aluno entendeu adequadamente a proposta e se foi capaz de selecionar informações que se refiram adequadamente ao tema exigido. Além disso, esse critério avalia se o candidato é capaz de produzir um texto de acordo com o modelo dos textos dissertativo-argumentivos, ou seja, texto que buscam defendem um determinado ponto de vista e que devem apresentar uma introdução, alguns parágrafos de argumentação e uma conclusão.

 

Competência 3 (Coerência): nessa competência avalia-se se o candidato foi capaz de selecionar informações coerentes entre si e se conseguiu ordená-las de forma lógica para defender seu ponto de vista.

 

Competência 4 (Coesão): esse critério avalia se as relações de sentido entre as partes do texto estão corretamente indicadas. Por exemplo, se eu escrevo “Pedro gostaria de sair, mas estava chovendo”, estou utilizando a palavra “mas” para indicar que estou por apresentar uma ressalva sobre algo que disse. Da mesma forma, seria necessário utilizar a conjunção “porque” ou “pois” para indicar que se está por apresentar uma explicação.

 

Competência 5 (proposta de intervenção): O ENEM tradicionalmente escolhe temas que se referem a problemas sociais e pede aos alunos que apresentem, como conclusão para seus textos, sugestões de como resolver esses problemas. A essas sugestões dá-se o nome de “proposta de intervenção”.

Comentários
  • 25 de agosto de 2015 at 17:09

    Gas

    Andresa disse:9.1 O candidato que se iscvreneu no Sisu tambe9m pode se inscrever no Prouni?Sim, os candidatos que se inscreveram no Sisu tambe9m podem se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que atendam aos crite9rios do programa. O Sisu 1ba/2012 e o Prouni 1ba/2012 utilizam o Enem 2011 como crite9rio para selee7e3o dos candidatos.Entretanto, ne3o e9 permitido que o candidato acumule uma bolsa do Prouni e uma vaga no Sisu. Assim, caso o candidato fae7a a ope7e3o pelo Prouni, ele devere1 abrir me3o da vaga na universidade pfablica para a qual foi selecionado por meio do Sisu. Caso fae7a a ope7e3o pela vaga do Sisu, o candidato devere1 abrir me3o da bolsa do Prouni para a qual foi selecionado.9.2 O bolsista do Prouni pode se inscrever no Sisu?Sim, se tiver feito o Enem 2011, o bolsista do Prouni pode se inscrever no Sisu. Pore9m, se for selecionado pelo Sisu, devere1 fazer a ope7e3o pela bolsa do Prouni ou pela vaga na instituie7e3o pfablica para a qual foi selecionado, pois e9 vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Prouni e estar matriculado em instituie7e3o de ensino superior pfablica e gratuita.

Deixe um Comentário