ENEM: Modelo de Questões

1 Criado por admin  |   Dicas,Português  |   20 de maio de 2015  |     1647

Olá, caros alunos. Hoje vamos dar início a uma série que aborda um tema extremamente importante para a preparação para o ENEM: os modelos das questões desse exame.

Todos aqueles que já analisaram mais de uma das edições do ENEM percebem que os modelos das questões se repetem, ou seja, existem formas de estruturar os testes de modo relativamente fixo e, uma vez que a prova não se baseia na cobrança pura e simples de conteúdos e sim na exigência de que o aluno saiba lidar com um determinado conjunto de dados, uma boa estratégia de estudo para aqueles que não sabem por onde começar poderia ser justamente a análise desses modelos.

O primeiro a ser analisado se refere às questões de intertextualidade. Nesse tipo de questão, costuma-se apresentar dois documentos, cuja relação deve ser indicada pelo aluno. Isso porque duas opiniões podem apresentar uma série de relações. Por exemplo, se uma pessoa afirma que a escola deveria ser integral e outra que as atividades escolares deveriam restringir-se a somente meio período do dia, essas opiniões apresentar uma relação que pode ser classificada como de oposição, de discordância ou até de oposição. Em outro caso, duas pessoas poderiam defender a doação de órgãos. Nesse caso, a relação entre suas opiniões seria de complementariedade ou concordância.

Trata-se de um tipo de questão relativamente fácil, pois o aluno somente deve compreender a ideia central de um texto e relacioná-la aos pontos centrais de outra comunicação. Por isso, fiquem atentos, pois esse é o objetivo dessas questões.

Comentários
  • 25 de agosto de 2015 at 13:29

    Niraj

    Ne3o sou professor ainda, mas logo serei. Gostaria de dxaeir uma dica para os meus colegas de curso: o bom professor e9 aquele que este1 bem preparado para situae7f5es inusitadas. Fica a dica! Planeje bem sua aula, tente sempre surpreender seus alunos. Eu costumo dizer que a sala de aula e9 um campo minado, saiba por onde andar e vocea ficare1 bem. Obrigado! Good Luck!!!

Deixe um Comentário