Dia do físico

0 Criado por admin  |   Dicas,Física  |   13 de October de 2015  |     632

No dia 19 de maio é comemorado o dia do físico. A data foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Física em 2005, em homenagem ao centenário do chamado annus mirabilis de 1905. A data escolhida para a comemoração, 19/05, vem do desmembramento do número 1905.

A expressão annus mirabilis, que significa “ano miraculoso”, faz referência a anos nos quais houve um extraordinário desenvolvimento em alguma área do conhecimento ou em que ocorreram eventos grandiosos de extrema importância, podendo a expressão ser utilizada em diversos campos. Na física, o ano considerado miraculoso, 1905, deve-se à publicação de cinco artigos que revolucionaram a ciência. O autor de tais artigos? Albert Einstein.
O primeiro artigo publicado por Einstein em 1905 estuda as propriedades da luz, em particular, sua energia. É nesse artigo que se explica o efeito fotoelétrico, que ocorre quando radiação incide sobre uma superfície metálica, arrancando-lhe elétrons. Este artigo formula a ideia dos chamados quanta de luz, e recupera a natureza corpuscular da luz. Ao contrário do que muitos pensam, Einstein não foi agraciado com o Prêmio Nobel devido à teoria da relatividade, e sim devido a este artigo acerca do efeito fotoelétrico.

einstein

Seu segundo artigo, apresentado como tese de doutorado, trata de processos de difusão e viscosidade de substâncias em soluções, permitindo determinar o tamanho de átomos, por exemplo.

Em seu terceiro artigo, Einstein discute o movimento browniano, um movimento aleatório de partículas suspensas em um fluido. Com este estudo, Einstein conseguiu provar a própria existência de átomos e moléculas.
O quarto artigo traz alguns resultados em eletrodinâmica de corpos em movimento, porém usando ideias modificadas de tempo e espaço. Tais modificações são a base da teoria da relatividade restrita, na qual tempo e espaço não são mais considerados absolutos, e sim relativos.

Em seu quinto artigo, Einstein propõe a denominada equivalência massa-energia, na qual toda massa está associada a uma energia e vice-versa. É deste trabalho que vem a equação mais famosa da física: E=mc².

Einstein foi um físico completo, tendo trabalhado em áreas como termodinâmica, mecânica quântica, relatividade, teoria de campos e cosmologia. Uma das citações atribuídas a ele ressalta uma das características mais importantes de um cientista, a curiosidade: “Eu não tenho nenhum talento especial. Sou apenas apaixonadamente curioso”.

Pra quem ficou curioso, os artigos podem ser encontrados aqui: http://1.usa.gov/1fclm9a

Comentários

Deixe um Comentário